APRESENTAÇÃO


O propósito básico na exposição deste estudo - a genealogia dos CARNEIRO DA FONTOURA, - muito além de explicar a cada um de seus descendentes suas interligações com o tronco ancestral comum, é manter viva, mediante correlações com os fatos históricos, a magnitude daqueles que, nos mais diversos segmentos da sociedade, contribuíram para dar sentido à luta que hoje a gente rio-grandense se envolve.

Fácil será identificar o Coordenador desta pesquisa e análise genealógica aqui exposta, já não é o caso da autoria, eis que diversas foram as publicações anteriores que serviram de vetor para ampliação dos dados. Inúmeros foram os colaboradores que vasculharam arquivos de assentamento e registros de fontes primárias. Mais numerosos foram, ainda, aqueles que, com depoimentos pessoais, contribuíram para a análise dos dados cadastrais. Como certo se tem, tratando-se de uma genealogia em que sucessivas atualizações advirão, a autoria múltipla permanecerá, porém com coordenações passageiras.

Dividido em três segmentos, vários e abrangentes são os enfoques dados neste ensaio. Embora no entendimento de muitos, apenas o segmento que relaciona os componentes da progênie fosse o suficiente, pois aí está a interligação de toda a descendência de João Carneiro da Fontoura, catalogada por grupos, situando cada um de seus 10 filhos.

Outro segmento, agora divulgado, é, talvez, o mais importante. Trata-se da síntese desta Genealogia. Ele mostra o Tronco Ancestral Colônia de São Pedro até a 2ª geração de João Carneiro da Fontoura. A razão disto decorre da necessidade de situar este importante ramo da gênese rio-grandense, seu movimento migratório nestas plagas e sua miscigenação com outros grupos que delinearam o arquétipo do povo gaúcho, identificado por sua bravura e audácia, legada por exuberante tradição e cultura. Correlaciona, também, as ligações dos Carneiro da Fontoura do Brasil com os Carneiro da Fontoura de Portugal, onde têm origem mais remota. Também, arrolam-se,  sinopses biográficas dos componentes que tiveram notória contribuição para  a sociedade. Por resultar incompleta esta parte, quando do encerramento desta pré-edição, sua divulgação é parcial
 
 O segmento 3 é de extrema valia, se ficar entendido que ele contém a documentação dos estudos compilados pela Coordenação. Tal sorte determina a certeza da atualização deste ensaio sem perda de esforços. Fácil é de se imaginar o teor das dúvidas surgidas durante a análise das informações aqui expostas: um homônimo, um assentame
nto em registro (mesmo oficial) com dados impróprios, uma informação supostamente fidedigna, os quais facilmente podem conduzir a equívocos, mesmo submetidos a mais meticulosa análise. Justo é, pois, documentarem-se estas questões para futura elucidação. Tratando-se de matéria para análise, é um volume restrito à Coordenação, porém acessível a qualquer consulente mediante:

SITE_-2_small

Email.....: nffontoura@hotmail.com

SANFELIZ - Coordenador desta edição;

 
 
  Site Map